A renda fixa se destacou como a preferida dos brasileiros no mês passado, segundo um levantamento do Yubb. Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs), juntamente com as Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), foram os ativos mais buscados em setembro.
Ranking dos investimentos mais procurados:
- CDBs
- LCIs e LCAs
- Tesouro Direto
- LCs e RDBs
- Fundos multimercados
- ETFs
- Fundos imobiliários
- Fundos de ações
- Criptomoedas
- Ações
Atualmente, mais de 17 milhões de brasileiros investem em renda fixa, buscando retornos atrelados ao IPCA, Selic e CDI. Esse tipo de investimento apresenta um risco menor quando comparado a ações e fundos imobiliários.
Diante do cenário de alta da inflação e de juros elevados, a atratividade desses títulos se intensifica. O Tesouro Selic, por exemplo, está proporcionando retornos de 10,75% ao ano, com perspectivas de aumento nas taxas em função das previsões do mercado.
Embora a renda fixa seja uma boa opção de investimento, existem diversos tipos de ativos a serem considerados. Os CDBs, cuja soma de aplicações supera R$ 976 bilhões em 2024, estão entre os mais populares.
Os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) e do Imobiliário (CRIs), além das LCAs e LCIs, são populares por sua isenção de Imposto de Renda.
O amplo leque de opções pode complicar a escolha dos investimentos para o investidor comum. A EQI Investimentos desenvolveu uma ferramenta que permite comparar diferentes títulos no mercado com praticidade.