Nesta terça-feira, 5 de outubro de 2023, a gestora Investo lançou um novo ETF voltado para títulos públicos, o LFTB11. Este fundo já inicia suas atividades na B3 com um patrimônio líquido de R$ 90 milhões e foca principalmente em títulos indexados à taxa Selic.
Uma das grandes novidades é que o LFTB11 não cobrará taxa de administração até março de 2025. Após esse período, a taxa será de 0,19% ao ano, que ainda é inferior à taxa de custódia do Tesouro Direto, que é de 0,20%.
Ao contrário do LFTS11, que investe apenas em Tesouro Selic, o novo ETF também aloca uma parte do capital em Tesouro IPCA+, que são títulos que acompanham a inflação.
Para garantir a menor tributação possível, o LFTB11 segue o índice MarketVector Brazil Treasury 760 Day Target Duration, que permite que o fundo mantenha a maior parte em Tesouro Selic. O CEO da Investo, Cauê Mançanares, destacou que a estrutura do índice foi planejada para que o ETF permaneça na faixa de tributação de 15%, a menor possível para ETFs de renda fixa, ao contrário do LFTS11, que está sujeito a uma alíquota de 25%.