O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente a maio é o destaque principal desta terça-feira (11), com projeção da LSEG apontando um crescimento de 0,42% em termos mensais e 3,89% em termos anuais. Além disso, o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, fará uma palestra no evento promovido pelo Valor Capital Group em São Paulo.
Enquanto aguardam a decisão sobre a taxa de juros pelo Federal Open Market Committee (Fomc) do Federal Reserve (Fed) na quarta-feira (12), a agenda econômica dos EUA está sem indicadores significativos. Por outro lado, a China divulgará dados sobre a inflação do consumidor e do produtor no final da noite.
Os índices futuros dos EUA estão operando em baixa, seguindo a antecipação da reunião de política monetária de dois dias do Fed, que terá início nesta terça-feira (11) e terminará na quarta-feira (12) com a decisão sobre as taxas de juros e uma conferência de imprensa com a participação do presidente do Fed, Jerome Powell. Os investidores estarão de olho nas novas projeções do Fed, com o mercado precificando um corte nas taxas apenas em novembro deste ano, conforme o CME FedWatch.
Desempenho dos mercados futuros
Os mercados asiáticos encerraram o dia sem uma direção clara, aguardando os dados de inflação da China e dos EUA, bem como os anúncios de políticas monetárias dos bancos centrais dos EUA e Japão.
Na Europa, os mercados operam em baixa, com investidores esperando pela reunião do Federal Reserve e pelos dados de inflação dos EUA. Enquanto isso, os dados de emprego do Reino Unido, divulgados na terça-feira, indicaram um aumento de 0,6% no número de empregados assalariados em maio em relação ao ano anterior, mas a taxa de desemprego subiu para 4,4%, de 4,3% no comparativo trimestral.
Os preços do petróleo estão em baixa, revertendo parte dos ganhos do movimento de recuperação da sessão anterior. Da mesma forma, as cotações do minério de ferro na China caíram para o menor nível em dois meses nesta terça-feira, pressionadas por fundamentos fracos e preocupações com a demanda no maior consumidor, a China, após o plano mais recente de emissão de carbono para o setor siderúrgico.
Agenda econômica desta terça-feira
No Brasil:
- 8h: IGP-M
- 9h: IPCA de maio (consenso LSEG prevê alta de 0,42% na base mensal e de 3,89% na base anual)
- 10h10: Palestra de Campos Neto no evento “Valor’s Emerging Tech Summit 2024” promovido pelo Valor Capital Group em São Paulo
Nos EUA:
- 17h30: Estoques de petróleo (API) semanal
Na China:
- 22h30: Inflação ao produtor e ao consumidor
No cenário político, o senador Confúcio Moura (MDB-RO), relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025, tem realizado encontros com ministros para discutir seu relatório. Na última segunda-feira (10), Moura se reuniu com o ministro da Educação, Camilo Santana, e prevê apresentar seu relatório preliminar na quarta-feira (12). O relatório final está programado para ser concluído até 9 de julho. Adicionalmente, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), alertou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a possível devolução da medida provisória que restringe o uso de créditos tributários do PIS/Cofins, caso o governo não apresente uma alternativa até esta terça-feira (11).
Por fim, a Ultrapar (UGPA3) anunciou ontem, dia 10, a aquisição, por meio da sua subsidiária Ultragaz, de uma participação de 51,7% na empresa de comercialização e gestão de energia elétrica Witzler, pelo valor de R$ 110 milhões, conforme comunicado ao mercado.